top of page

SOBRE NÓS

A Coalizão Clima e Mobilidade Ativa - CCMob é uma aliança de organizações e movimentos da sociedade civil que atua com o tema da Mobilidade Ativa e Mudanças Climáticas para, juntos, em rede e em bloco, conseguir impactar e influenciar a agenda climática nacional de forma a tornar mais ambiciosas suas medidas de redução de emissões no setor de transportes reconhecendo pedestres e ciclistas como pilares fundamentais das cidades de baixo carbono.

 

Nosso objetivo é garantir que os meios de transporte ativos sejam incorporados, com prioridade, à agenda climática brasileira. Buscamos assim garantir que sejam evitadas as emissões de gases estufa no setor que mais tem aumentado seu impacto negativo no país.

A ideia da coalizão surgiu em meados de 2017 após uma visita da Aline Cavalcante à secretária-executiva  da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), Patrícia Espinosa, que recebeu  em mãos o Manifesto pela Mobilidade Ativa, um texto construído coletivamente e assinado por diversas organizações do setor que define a importância de pedestres e ciclistas para um futuro de baixo carbono.

O QUE FAZEMOS

O QUE FAZEMOS

Articulação e Incidência política

 

Atuamos por meio de articulação de organizações da sociedade civil e iniciativas independentes que trabalham direta ou indiretamente para a promoção da mobilidade ativa e mudanças climáticas no Brasil.

Construímos nossa atuação por meio da participação em espaços políticos e da criação conjunta de agendas capazes de influenciar as políticas públicas nacionais e internacionais.

Ocupamos espaços de incidência política onde a mobilidade ativa ainda não é tratada. Buscamos com isso garantir que os espaços de participação (e onde são tratados assuntos transversais que impactam o desenvolvimento de cidades de baixo carbono) possam incorporar, com a devida importância, o papel da mobilidade ativa no combate as mudanças no clima e na redução de desigualdades.

Por fim, destravamos as melhores formas de obtenção de financiamentos para que a infraestrutura necessária possa chegar as ruas. Por entendermos a importância das cidades na agenda climática, investimos em pesquisas, difusão informação e promoção do acesso a recursos financeiros capazes de transformar as cidades brasileiras.

Comunicação

 

A difusão do aprendizado interno é um pilar central da nossa atuação. É preciso garantir acima de tudo a transparência e a troca de conhecimento entre quem já promove a mobilidade ativa e quem combate as mudanças climáticas.

Acreditamos que por meio de construções coletivas, por isso nossa comunicação busca difundir melhores práticas, comunicar para a ação, fortalecer campanhas e a participação nos espaços de incidência.

Por fim, comunicar é também buscar conhecimento através de conteúdos técnicos e facilitar o acesso as informações que antes eram restritas. Produzir e divulgar novos conteúdos por meio do aprendizado contínuo é o que fazemos.

bottom of page