top of page

Retrospectiva 2023

Confira como foi o ano na Iniciativa Socioambiental Clima e Mobilidade - CMob



Mais um ano chega ao fim e compilamos neste post um pouco de como foi 2023 na Iniciativa Socioambiental Clima e Mobilidade - CMob.


Realizamos nossa primeira formação para ativistas urbanos, chegamos a novas cidades, ganhamos prêmio, apresentamos mais um projeto pro mundo, fizemos eventos e muitas novas conexões.


Agora o momento é de celebrar, recarregar as energias e nos preparar para 2024. Nos vemos lá!


Amazônia Passa Aqui - Jornada de Formação em Ativismos da Rua e da Floresta



Depois de um 2022 de muita ação e bicicletas nas ruas, o momento em 2023 foi de estudar, aprofundar, fortalecer, ampliar e organizar a nossa Rede para dar ainda mais instrumentos e ferramentas em defesa de um modelo de desenvolvimento urbano sustentável e justo. No ano que vem teremos eleições novamente e a luta não pode parar!


Por isso, realizamos a 1ª Jornada de Formação em Ativismos da Rua e da Floresta, parte do Programa de Mobilização, Organização e Engajamento do Movimento Amazônia Passa Aqui.

O curso foi destinado às equipes das 7 capitais do sul e do sudeste que participaram do projeto no ano passado, além de duas novas cidades da Amazônia Legal brasileira: São Luís/MA e Rio Branco/AC. Também abrimos algumas vagas para ouvintes que foram indicadas por pessoas da nossa rede.


Todas as aulas estão disponíveis em nosso canal no YouTube.


Clique aqui para assistir!


A cabeça pensa onde os pés pisam



Para fortalecer a rede do Movimento Amazônia Passa Aqui nas duas cidades que passaram a integrar o projeto em 2023, a coordenação do projeto foi conhecer as capitais do Acre e do Maranhão nos meses de maio e julho, respectivamente. 


Foram duas jornadas extremamente ricas, em que pudemos conhecer, ouvir e nos aproximar de ativistas socioambientais, além de entender melhor as dinâmicas urbanas e disputas nesses territórios. 


Veja abaixo os vídeos: 




Dia da Amazônia



As ações de rua pela floresta viva voltaram a acontecer no Setembro Amazônico!


Para celebrar o Dia da Amazônia sem petróleo, com terras demarcadas e para reconhecer a importância de sua preservação no combate às emergências climáticas, realizamos, em parceria com coletivos locais, eventos nas nove capitais que fazem parte do projeto. Teve pedal, atividades em aldeias em contexto urbano, exposição, exibição de filmes, feira de artesanato, atividades para crianças, rodas de conversa e oficinas. Veja como foi:



Projeto premiado e participação no maior evento de ciclomobilidade do Brasil



No mês de setembro, fomos ao Rio de Janeiro para a entrega do X Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil, iniciativa da organização Transporte Ativo. 


A Jornada de Formação em Ativismos da Rua e da Floresta foi a grande vencedora na categoria “Ação Educativa e de Sensibilização” e foi representada na cerimônia por Juliana Trento. Veja aqui todos os ganhadores da edição 2023 do prêmio.


Em novembro, desembarcamos em Florianópolis para apresentar nossa Jornada de Formação no Bicicultura, evento nacional que reúne trabalhos voltados à mobilidade por bicicleta. O projeto foi novamente representado por Juliana Trento e o evento ainda contou com apresentações de trabalhos de organizações e coletivos que possuem como integrantes articuladores locais da Amazônia Passa Aqui em São Luís, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. 


Clique aqui e veja como foi!


MIUC - Mapeamento de Iniciativas Urbanas Climáticas



2023 também foi o ano de apresentar mais um projeto pro mundo: o MIUC!


O Mapeamento de Iniciativas Urbanas Climáticas tem como principal objetivo fortalecer e conectar pequenas e médias iniciativas em contexto urbano que lutam contra a crise climática, como as que se inserem nas seguintes categorias:


  • Soluções Baseadas na Natureza (SbN)

  • Resíduos Sólidos (Compostagem, Reciclagem, Reaproveitamento)

  • Educação Climática

  • Energias renováveis

  • Mobilidade Urbana Sustentável

  • Agricultura Urbana e Alimentação Sustentável

  • Destinação de Resíduos

  • Economia solidária

  • Consumo consciente

  • Revitalização de espaços públicos

  • Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais em contexto urbano

  • Ativismo Climático

  • Educação ambiental


No site do projeto você pode conferir um mapa com todas as iniciativas já cadastradas e também cadastrar uma iniciativa da qual você faça parte. 


Esse ano também desenvolvemos nossa primeira oficina de fortalecimento de coletivos para os integrantes do MIUC, com um encontro onde discutimos processos e necessidades de formalização de movimentos sociais. A oficina teve apoio do escritório Torres Contabilidade e foi um sucesso!


I Circuito de Diálogos Sobre Desafios, Inovações e Políticas Públicas Alimentares e Ambientais


Em agosto, fomos convidados a apresentar o MIUC no “I Circuito de Diálogos Sobre Desafios, Inovações e Políticas Públicas Alimentares e Ambientais”, realizado pela Vice-prefeitura de Sobral (CE) em parceria com Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa). 


O objetivo do evento, que contou com a participação de Aline Cavalcante, foi a construção de estratégias para fortalecer e inovar práticas que promovam saúde, resiliência às mudanças climáticas, justiça social e econômica.


Assista à apresentação sobre o Mapeamento de Iniciativas Urbanas Climáticas!



Café no Clima - Mercado de Carbono



Em 10 de outubro e 29 de novembro, realizamos, em parceria com a Tembici, duas edições do Café no Clima com o tema “Mercado de Carbono e as cidades”. 


O Café no Clima é um espaço de trocas e construção de ideias propositivas entre diversos atores sociais, que desde 2019 trata de temas relacionados com as necessidades e caminhos para o desenvolvimento urbano sustentável diante do maior desafio da nossa geração: as emergências climáticas.


Nos dois encontros de 2023, convidamos especialistas que introduziram o assunto e trouxeram uma retomada histórica de como surgiu e evoluiu o mercado de carbono até o cenário atual, em que o Brasil finalmente tenta emplacar seu próprio mercado regulado de emissões. Também foram abordados exemplos de possibilidades para os territórios urbanos e caminhos para construir cidades mais justas e resilientes.


Os dois eventos foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis em nosso canal no YouTube. Assista!




40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page